Relatorio de estagio
Durkheim foi o responsável pela sistematização da sociologia como ciência, estabelecendo rigorosamente seus métodos e seu objetos de estudo.
Segundo ele, os problemas dos trabalhadores decorrentes das desigualdades sociais e econômicas, não teriam origem nos problemas econômicos trazidos pelo capitalismo.
É de maneira semelhante que Durkheim entende a sociedade: com suas partes em operação e cumprindo suas funções. E, caso a família, a igreja, o Estado, a escola, o trabalho e os partidos políticos que são elementos da sociedade com funções específicas, venham a falhar no cumprimento delas, surge no corpo da sociedade aquilo que o sociólogo chamou de anomia, ou seja, o enfraquecimento das normas em uma dada sociedade, uma desorganização tal que enfraqueceria a integração dos indivíduos que não sabem que normas devem seguir. Quando as regras sociais e os valores que guiam as condutas e legitimam as aspirações dos indivíduos se tornam incertos, perdem seu poder, tornam-se incoerentes ou contraditórios devido às rápidas transformações da sociedade.
Durkheim acredita que a sociedade estabelece os caminhos que cada indivíduo deve trilhar, para tentar manter a ordem e buscar o progresso. Nesse sentido, a educação e a escola têm o papel de socializar os indivíduos para que eles se desenvolvam dentro dos padrões preestabelecidos a seu grupo social e só assim, é possível preservar a sociedade.
Então o sociólogo via a educação como um processo contínuo e como um caminho em direção à ordem e à estabilidade, conforme determinados valores éticos fossem passados.
Durkheim estabeleceu princípios para o entendimento da sociedade no que diz respeito aos conflitos que começaram a existir com o desenvolvimento do modo de produção capitalista, no sentido de buscar estabelecer a harmonia social dentro da anomia estabelecida.
Para o sociólogo existem sociedades que se organizam sob a forma de um tipo de solidariedade denominada mecânica e outras