Relatorio de estagio
Empresa: Itaú Unibanco
1.1 Histórico – Itaú Unibanco
Em meados de 1943, Alfredo Egydio de Souza Aranha vendeu sua Fiação e Tecelagem São Paulo e, vendo-se com boa disponibilidade de capital, decidiu abrir um novo negócio. Tendo atuado como advogado do extinto Banco Francês e Italiano para a América do Sul e como presidente da Caixa Econômica Federal, acumulava experiência suficiente para abrir seu próprio banco. Alfredo Egydio era também o vice-presidente da Companhia Seguradora Brasileira (atual Itaú Seguros S.A.), que veio a ser uma importante aliada nos negócios do novo banco, pois havia acionistas em comum. O Banco Central de Crédito foi constituído em 30 de dezembro de 1943, mas só começou a funcionar em 2 de janeiro de 1945, devido a alterações nas regras do sistema bancário. Os relacionamentos de Alfredo Egydio de Souza Aranha no setor têxtil acarretaram uma clientela 90% constituída por industriais e comerciantes têxteis.
O Banco Itaú teve origem no Distrito de Itaú de Minas, município de Pratápolis, com a Cia. de Cimento Portland Itaú, criada em 1937 por iniciativa de José Balbino Siqueira e Joaquim Mário Meireles. Em 7 de setembro de 1944, o banco foi aberto ao público, sendo sua principal clientela a de origem rural.
Em 1964, com 76 agências, o Itaú ocupava a 47a posição entre os 53 maiores bancos que operavam com depósitos superiores a Cr$ 10 bilhões. Neste ano, ocorre a fusão com o Banco Federal de Crédito, com a aprovação da proposta efetivada em Assembléia Geral Extraordinária de 12/11/1964. O consenso entre as duas instituições estabelece que o Banco Federal Itaú S.A. começaria a existir formalmente em 2 de janeiro de 1965.
Interessante notar que o banco fundado por Alfredo Egydio de Souza Aranha se chamava Banco Central de Crédito.
Em 1966, uniu-se com o Banco Federal Itaú S.A., dando origem ao Banco Federal Itaú Sul Americano.
Em 1969, por iniciativa de Luís Carlos Levy, filho de Herbert Levy, são iniciadas