Relatorio de estagio tecnico em mecanica
O Estágio foi realizado no período de 07/03/2011 a 10/06/2011 no total de 400 horas na empresa Grupo Monsanto Agroeste Beneficiamento de sementes de milho em Campo verde- MT.
O Estagiário acompanhou todas as manutenções e montagem realizadas durante a entre safra do algodão sob a supervisão do Srº Gilmar encarregado da mecânica Quando falamos da manutenção em uma indústria,estamos nos referindo aos sistemas mecânicos,elétricos ou eletrônicos,costumamos classifica em três tipos:
1.1 Corretiva:
• A manutenção é feita apenas quando um equipamento quebra ou para de funcionar. Em equipamentos de grande importância na planta industrial, este é um método caro e pouco funcional.
• Uma parada não programada faz com que a empresa recorra a uma manutenção emergencial, muitas vezes pagando mais caro tanto pelos materiais a serem substituídos quanto pela mão-de-obra.
• Além disso, esta parada reduz os índices de performance da produção da empresa e podem provocar grandes prejuízos financeiros com atrasos, cancelamentos de pedidos.
1.2 Preventiva:
• Consiste em programar revisões ou troca de componentes baseados no fator tempo de utilização. É muito eficaz para problemas simples, porém não resolve degradações relacionadas a má utilização de componentes ou componentes com vida útil menor do que a esperada.
• Depende muito dos tempos de utilização adotados para troca (normalmente baseados em estimativas ou levantamentos empíricos), uma vez que se forem subestimados poderão ocorrer problemas no processo e se forem superestimados haverá desperdício na troca de um componente que ainda não chegou ao final de sua vida útil.
1.3 Preditiva:
• É a maneira mais inteligente de se realizar a manutenção, porém, devido ao seu custo, é mais aplicável a processos essenciais de uma planta industrial.
• Consiste em monitorar os parâmetros (elétricos, mecânicos, temperatura, viscosidade