Contexto empresarial
A administração estratégica depende de um sistema orientado por funções e para entender este sistema precisamos entender como funciona o processo administrativo na prática, pois ele – composto pelas funções administrativas - é a base para a efetividade da administração estratégica. É um processo formado por quatro funções básicas da administração, são eles: Planejamento, Organização, Controle e Direção.
Planejamento:
Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futura. “Segundo KAWASNICKA Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”
Organização:
Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. E a forma de visualizarmos essas relações é través de organograma, que é a representação de uma organização. Através do organograma é possível estabelecer as responsabilidades para a execução das funções e os canais de comunicação necessários para o bom relacionamento de todo. Ele reflete as relações formais existentes na empresa Controle:
O Controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando com o planejado com o que está sendo realizado. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos Direção:
Uma vez estabelecido o planejamento