Relatorio de estagio nas series iniciais do ensino fundamental
A intervenção foi feita no período vespertino, durante uma semana, dias 10 a 14 de agosto de 2009. Conforme combinado com a professora regente, que me passou os conteúdos com os quais estava trabalhando; Português e Matemática. Durante esse período, houve também a interação com professores (as) de outras áreas do conhecimento. A saber: Educação Física, Artes e Produções Interativas. Além disso, no dia 11 de Agosto, terça-feira, em comemoração ao dia do estudante, foi realizada uma programação diferenciada: apresentação- em sala devidamente preparada com DVD, caixas de som- DATA-SHOW – de filmes para as crianças pequenas, e, com direito a pipocas.
Ao chegar à sala de aula, as crianças já estavam me esperando. Pois, a professora havia lhes avisado com antecedência, de minha presença e permanência nas aulas durante àquela semana. Confesso que a primeira vez frente à turma- fiquei um pouco sem saber por onde começar (nervoso). Mas, logo superado pela vontade de passar algum conhecimento às crianças, que a essa altura, prestavam atenção em todos os meus movimentos. Ou seja, a minha postura, (comportamento), estava sendo cuidadosamente analisado pelas crianças.
A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia do que é estar frente a uma classe com 30 ou 40 alunos. Onde cada uma dessas crianças tem sua peculiaridade. Ou, cada indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.
A experiência vivida através da prática em sala de aula me mostrou claramente o que significa ser professor. Saber como explicar determinado conteúdo ao aluno. Que um texto, como a história dos “Três Porquinhos”, por exemplo: pode ser usado como eixo temático para trabalhar, além da leitura- Geografia, Ciências Naturais (meio ambiente).
Depois de eu ter trabalhado o texto na aula de Português, a