Relatorio de dilatação termica
Faculdade Católica do Tocantins
Campus de Ciências Agrárias e Ambientais
LABORATÓRIO DE FISICA II
Dilatação térmica dos sólidos
Alunos: Jefth castro costa Sillas Rodrigues
Curso: Engenharia Elétrica
Período: Quarto Professor: Vailton Alves.
Introdução
Quando a temperatura é elevada, a amplitude de vibração aumenta assim como a distância média entre os átomos, o que acarreta uma dilatação do corpo. A variação de qualquer dimensão linear do sólido, como o comprimento, largura ou espessura, denomina-se dilatação linear. Seja um sólido com comprimento inicial Lο , sujeito a uma variação de temperatura que causa variação no comprimento∆T. Esta variação é proporcional à variação da temperatura e ao comprimento inicial, isto é o coeficiente de dilatação linear, que depende do material.
Objetivos
Determinar o comprimento inicial dos tubos, o equilíbrio térmico, a variação de temperatura sofrida pelos tubos e a dilatação Aço, Alumínio, Latão.
Matériais Utilizados
[pic]
Fig.1: dilatômetro linear
01 base de sustentação metálica 10cm. x 67cm com régua de 52cm mais 02 hastes fixas na base para suporte dos corpos de prova e relógio comparador, precisão 0,01mm fixado na base.
03 três corpos de prova de metais diferentes (latão, alumínio e aço).
01 termômetro –10ºC à +110ºC.
01 balão de destilação 250ml.
01 rolha com furo para termômetro.
01 garra com mufa para fixação e haste.
01 tubo de látex com 40cm comprimento com conexão para corpo de prova.
Fundamentos teóricos
Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões. Vale deixar bem claro que essa variação é bem pequena, e que