relatorio de coombs direto
FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA - FASI
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA
COOMBS DIRETO
MONTES CLAROS- MG
2014
INTRODUÇÃO
O teste de Coombs direto é um método que permite a identificação da presença de anticorpos fixados sobre as hemácias. Tecnicamente, baseia-se no fato de que os anticorpos que recobrem as hemácias podem ser identificados pela adição de anticorpos antigamaglobulina humana Quando positivo, ou seja, indicando a presença de anticorpos aderidos às hemácias, formam-se pontes entre elas, levando ao fenômeno visível de aglutinação.
O teste de Coombs contribui diretamente para o diagnóstico da anemia autoimune, pois sua positividade confirma que o anticorpo foi fixado in vivo à hemácia do paciente, auxiliando dessa forma o diagnóstico diferencial com outras anemias hemolíticas, como as causadas por alterações da hemoglobina ou da estruturas da hemácia. É importante também no diagnóstico das anemias hemolíticas do recém-nato e das anemias induzidas por drogas. Embora o teste de
Coombs seja extremamente sensível, um resultado negativo não exclui a presença de anticorpos ligados às hemácias.
OBJETIVO
Pesquisa de anticorpos irregulares
MATERIAS
Sangue total
Pipeta de 100μL
Ponteiras
Salina
Albumina Bovina
Banho maria
Centrífuga
Soro monoclonado IgG
Tubos de ensaio
MÉTODO
O método é por aglutinação. Pipetar 100 μLde salina, pipetar 100 μL de albumina bovina, pipetar 100 μL da amostra. Manter por 30 minutos em banho maria à 37°C, lavar por 3 vezes a 2500 rpm por 2 minutos. Pipetar 100 μL do soro monoclonado IgG. Centrifugar por 2 minutos a 2500 rpm . Fazer a leitura.
Hemaglutinado, resultado positivo. Não hemaglutinado, resultado negativo.
RESULTADO
Após a realização da técnica de coombs direto observou-se a ausência de aglutinação, sendo assim negativo.
CONCLUSÃO
Após realizado o teste em