Relatorio de comunica o empresarial
Senhora Professora Silenia,
Venho por meio deste documento relatar significantes pontos da leitura da apostila comunicação empresarial e sua importância no meio que vou estar futuramente, nas empresas que prestarei meu serviço e tudo que aprendi na faculdade. A comunicação gera desenvolvimento do negócio administrado pela organização. Para um profissional é necessário que além de planejar, organizar, controlar, coordenar e dirigir as ações dos funcionários, é preciso que saiba ter uma comunicação ágil e pratica. “O profissional precisa estabelecer uma comunicação precisa e clara, deve ter visão e ação integral, rápidas decisões, iniciativas e manter-se atualizado e informado plenamente do negócio proposto pela empresa.”
Observei no texto apresentado três etapas que compõe o processo da comunicação: Emissor – Mensagem e Receptor, subdivididas em: Canal – Ruído e Decodificador; Compreensão e Regulamentação. Como exemplo do que entendi o emissor no caso aqui sou eu, pois originei este relatório com as minhas palavras e pretendo transmitir este aprendizado. A mensagem tem conceitos e ideias do emissor que é o significado. Codificador é o decifrador da mensagem ou quem a recebe. Mensagem pode ter vários modos de dizer ou comunicar, mas é pelo Canal que o Receptor receberá minha mensagem. Devemos nos cuidar e cuidar do que temos a dizer antes de dizer, pois as mensagens podem ter ruídos que irão decodificar-la de forma diferente do que eu quis dizer. A Compreensão é o entendimento do receptor e nela há a Regulamentação que é como o “feedback”. Para evitar ruídos e barreiras na comunicação é necessário sempre planejar antes de falar em publico ou com alguém, ir direto ao assunto, ser transparente na ideia, saber escutar e equilibrar os fluxos da comunicação.
Sabendo o que se trata os “ruídos que matam a comunicação”, pude concluir que precisamos eliminar o gerundismo, afastar o: “ta, ok, né”, não usar “ããããã”, “éééééé” nas pausas da fala e evitar o excesso de