relatorio de brasilia
Quadras 114/314/115/315
Elismar Morais dos Santos
UC13021202
22 de setembro de 2013.
Relatório
Assim como todas as quadras, essas de agora, apresentam características bem interessantes que não vimos nas primeiras. Niemeyer usa o desnível do terreno e cria um espaço onde tudo se combine. Edifícios distintos uns com 4 e outros com 5 pavimentos, criando assim um visual da quadra em harmonia.
1.desnivel de terreno, edifícios com mais e menos pavimentos.
Pensando na aparência e no espaço foi feito o edifício com um pavimento a menos, pois se este fosse e a mesma altura dos outros pareceria uma quadra menor.(fig.11)
Sem se preocupar com a livre circulação das pessoas, condôminos constroem barreiras entre os pilotis, uma vez que os pilotis tem a função de fazer com que este espaço seja público e não privado dos moradores dos edifícios.
Espaços entre edifício e eixo
2.distancia suficiente entre edifício e eixo, pra que ruídos não incomode.
A diferença entre um edifício e outro do eixo, um dos maiores eixos rodoviários, conta bastante em relação ao ruído.
3.paisagismo denso.
Pensando que poderia ser a solução do problema para os condôminos, isto sim gerou consequentemente mais problemas, pois além de não abafar o ruído, ou seja, o barulho feito pelo trafego dos muitos automóveis que por ali passam, bloquearam a passagem pública (calçadas). Uma vez que as calçadas e pilotis foram construídos para livre circulação.
Vimos também edifícios onde sua fachada era construída de duas formas, com cobogó e esquadrias, o motivo seria de até um certo ponto ele ficar lado a lado com outro edifício. Troca-se de cobogó para esquadria devido à exposição ao sol. (fig.4,12)
Edifícios com jardineiras entre os pilotis sem bloquear a livre circulação. (fig.5)
Podemos ver nesta visita prédios que orne a esquadria e cobogo. (fig 6,7) Aliás cobogo este que tem em uma de suas funções a ventilação natural e