relatorio de biossegurança
Devido à natureza dos serviços efetuados em laboratórios onde são manipulados microrganismos de reconhecida importância médica, os profissionais ou alunos que neles trabalham estão sujeitos a riscos biológicos e muitas oportunidades de contrair infecções de severas consequências resultantes da exposição a agentes patogênicos. A ocorrência de infecções adquiridas em laboratórios não diz respeito somente ao laboratório de microbiologia, pois infecções têm ocorrido também em laboratórios físico-químicos, químicos e biotecnológicos.
OBJETIVOS:
Alertar os riscos que poderão ocorrer em laboratórios com microrganismos e avaliar as normas de seguranças que consistem na junção de práticas, técnicas, equipamentos e instalações laboratoriais.
DESENVOLVIMENTO:
-O acesso ao laboratório deve ser restrito e limitado;
-As pessoas devem lavar as mãos após o uso de materiais e antes de saírem do laboratório;
-Não é permitido comer, beber, manusear lentes de contato, aplicar cosméticos ou armazenar alimentos para consumo na área de trabalho;
-A superfície de trabalho deve ser descontaminada pelo menos uma vez ao dia;
-Todos os resíduos devem ser descontaminados com métodos aprovados, como esterilização por calor úmido (autoclave);
-Recomenda-se meios de proteção primária para todas as atividades.
MATERIAIS:
Jaleco;
Avental;
Luvas;
Calça;
Toca;
Máscara;
Sapato fechado.
CONCLUSÃO:
Portanto, a biossegurança constitui uma área de conhecimento relativamente nova, regulada em vários países por um conjunto de leis, procedimentos ou diretrizes específicas. Porém afirma claramente que o manejo e a avaliação de riscos são fundamentais para a definição de critérios e ações que visam a minimizar os riscos que comprometem a saúde ou a qualidade dos trabalhos envolvidos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
-MINISTÉRIO DA SAÚDE: