Questionário - Teorias Sociológicas Contemporâneas
- “Confiança”;
- “A Reflexividade da Modernidade”;
- “Modernidade ou Pós-Modernidade?”.
Confiança
1- Luhmann, reconhece que fé e confiança são intimamente aliadas, mas faz uma distinção entre as duas, qual é essa distinção ?
R: A confiança, diz ele, deve ser compreendida especificamente em relação ao risco, um termo que passa a existir apenas no período moderno, ela pressupõe consciência das circunstancias de risco, o que não ocorre com a crença.
2- O que Luhmann afirma na separação de risco e perigo ?
R: Ele alega que a possiblidade de separar risco e perigo deve derivar de características sociais da modernidade, surgindo de uma compreensão do fato de que a maioria das contingencias que afetam a atividade humana são humanamente criadas, e não meramente dadas por Deus ou pela natureza.
3- Qual a relação de confiança na afirmação: “ é um dispositivo para se lidar com a liberdade dos outros” ?
R: Nessa afirmação, relaciona a definição de confiança, a partir do momento que diz-se que não se haveria necessidade de se confiar em alguém cujo as atividade fossem conhecidas, procedimentos conhecidos e compreendidos, ou seja, a confiança não é a falta de poder, mas a falta de informação plena.
4- Como a confiança existe em condições de modernidade ?
R: Na consciência geral de que a atividade humana é criada socialmente, e não dada pela natureza das coisas ou por influencia divina, e também o escopo transformativo amplamente aumentado da ação humana, levado a cabo pelo caráter dinâmico das instituições sociais modernas.
5- Risco e confiança, qual a relação entre ambos ?
R: A confiança normalmente servindo para reduzir ou minimizar os perigos aos quais estão sujeitos tipos específicos de atividade, e o risco fica sob o tópico “conhecimento indutivo fraco” e há virtualmente sempre um equilíbrio entre confiança e o calculo do risco neste sentido.
A Reflexividade da Modernidade
1- Qual a base necessária, na