Relatorio De Bioqu Mica
ISTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
BIOQUÍMICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
ITACOATIARA – AM
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
ISTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA
IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES COM EXTRATO DE REPOLHO ROXO E CONCEITUANDO ÁCIDOS E BASES DE ARRHENIUS
ITACOATIARA – AM
2015
No dia 05 de Maio de 2015, ocorreu a aula prática sobre identificação de ácidos e bases, da disciplina bioquímica, ministrada pela Professora Camila Luchiari. Esta aula foi realizada no laboratório 103. Nesta aula foi abordado o tema: Identificação de ácidos e bases com extrato de repolho roxo e conceituando ácidos e bases de Arrhenius.
Na aula pratica observou-se todo o processo para identificar substancias ácidas e básicas. O experimento foi realizado pela Professora Camila Luchiari, na qual os alunos apenas a observaram.
O objetivo da aula pratica era:
Reconhecer, no cotidiano, substâncias ácidas e básicas.
Conceituar e representar equações químicas que caracterizam ácidos e bases de Arrhenius.
Os produtos a serem utilizados na experiência são:
Repolho roxo
Água
Leite
Vinagre
Limão
Álcool
Sabão em pó
Soda
Bicabornato
O primeiro passo a ser realizado foi preparar o extrato de repolho roxo. Usou-se aproximadamente 250g de repolho roxo, cortados em cubos cerca de 2cm. Em seguida esses pedaços de repolhos foram colocados em um liquidificador, acrescentando-se a ele 120 mililitros de água, deixando-o bater até que o repolho tivesse sido cortado em pequenos pedaços. Após obter a consistência desejada, o repolho roxo, agora já em forma liquida, passou-se por uma peneira a fim de ser separado dos minúsculos pedaços de repolho que ainda existiam, para obter apenas a parte liquida. Obtendo esse extrato de repolho roxo, ele será utilizado como indicador ácido-base, que será necessário para as experiências a seguir.
Dando inicio ao experimento,