Relatorio de Biologia
Amilose: macromolécula constituida de 250 a 300 resíduos de D-glicopiranose, ligadas por pontes glicosídicas α-1,4, que conferem à molécula uma estrutura helicoidal.
Amilopectina: macromolécula, menos hidrossolúvel que a amilose, constituída por cerca de 1400 resíduos de α-glicose ligadas por pontes glicosidicas α-1,4, ocorrendo também ligações α-1,6, que dão a ela uma estrutura ramificada. A amilopectina constitui, aproximadamente, 80% dos polissacarídeos existentes no grão de amido. O amido é encontrado na forma de grãos nas sementes, caules e raízes de várias plantas como trigo, mandioca, arroz, milho, feijão, batata, entre outras. As enzimas capazes de quebrar a molécula de amido são as amilases. São enzimas que são catalisadoras da hidrólise da amilopectina, da amilose e do glicogênio em maltose e dextrinas. Na saliva encontra-se uma forma de alfa-amilase denominada ptialina e no pâncreas, a amilopsina.
Objetivo
Demonstrar a hidrólise do amido pela enzima amilase salivar (alfa-amilase) ao longo do tempo.
Materiais
10 tubos de ensaio;
2 béqueres ou copos; banho-maria a 37ºC; solução de lugol (ou solução alcoólica de iodo antissépitico); solução de amido 1%; água destilada; espectrofotómetro; pipeta de precisão; solução salina a 0,9%.
Procedimentos e Resultados
1 - De dois voluntários foram coletadas saliva em béqueres, Grupos A e B. Ambos foram diluídos com 10ml de solução salina 0,9%. Posteriormente essa solução foi utilizada como solução