Relatorio de aula pratica: transporte de membrana
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE FARMÁCIA
ÁDRIA K. S. CORRÊA
HELLEN C. O. SANTOS
ILLGNER BARRETO
KARINE MOREIRA GOMES
LUCAS RIBEIRO BRITO
SAMARA DE OLIVEIRA VILAÇA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA
TEMA: TRANSPORTE DE MEMBRANAS E LISE DE HEMÁCIAS
BELÉM – PARÁ
2012
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA
TEMA: TRANSPORTE DE MEMBRANAS E LISE DE HEMÁCIAS Relatório referente á primeira aula prática de Fisiologia, válido como requisito parcial para obtenção de nota na avaliação semestral do modo de Morfofisiologia.
BELÉM – PARÁ
2012
RESUMO A aula prática teve o intuito de verificar a reação das hemácias mediante aos níveis de concentração dos meios interno e externo, observando-se que as concentrações do meio externo influenciam o meio intracelular. Em um meio isotônico, as hemácias preservam sua estrutura, pois os meios estão igualados em sua tonicidade. Podemos notar isto na lâmina com solução I, o líquido incolor com as hemácias preservadas. Quando uma solução absorve água de outra, ou seja, quando sua pressão osmótica é maior, ela é hipertônica. A lâmina com a solução II, a concentração de NaCl é menor, caracterizando a sua morfologia. E a lâmina com solução III, a concentração de NaCL é maior, ou seja, os níveis de soluto estão elevados em relação às hemácias, onde a tendência é sair mais água de dentro das células. Sendo assim, em uma solução hipertônica, a hemácia perderá água e ficará enrugada, fenômeno chamado de crenação. Palavras-chave: Hemácia, Concentração, Solução.
1 INTRODUÇÃO As células constituem o corpo e o seu papel pode ser o mais variado para que o funcionamento deste seja eficiente. Para que isso ocorra, elas possuem desde tarefas simples até as mais especializadas dentro do organismo. A organização das células é de suma