Relatorio de Aula Pratica, observação de células
1º semestre – Fisioterapia – Matutino
Professora: Lara M. Ferracin
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares
Introdução
Instrumento de óptica destinado à ampliação e observação de pequenos objetos. A ampliação consiste no aumento em grande proporção dos diâmetros aparentes dos objetos a observar. A dois tipos básicos de microscópios: os simples e os compostos. Microscópio simples, também conhecidos como lupas, ampliadores ou lentes de ampliação, contam de lentes que equivalha a esse tipo. Algumas são montadas em suportes para maior facilidade de manuseio e melhor observação; tais suportes podem ser fixos ou portáveis, como os usados nas lentes destinados à leitura, sendo classificadas, por alguns autores, em quatro grupos: lentes para leitura, ampliadores de bolso, lupas de relojoeiro e lupas de suportes especiais.
Objetivos
Reconhecer as partes do M.O. Identificar as propriedades e funções do M.O. Identificar as diferenças estruturais entre células eucariontes e procariontes.
Materiais Lâmina, lamínula, conta gotas, azul de metileno, microscópio, apostila de roteiro de aula pratica, palito, papel, lápis e água.
Métodos
Para o desenvolvimento dessa aula serão formados grupos, onde cada aluno fará o reconhecimento das partes do microscópio óptico, bem como os procedimentos relacionados ao manuseio do microscópio, sob orientação da professora responsável. Após o reconhecimento das estruturas, será realizado a coleta da mucosa bucal, seguida de observação no microscópio.
Resultados e Discussões
No primeiro procedimento, foi adicionado uma gota de água no centro da lamina, usando o conta gotas, e colocado um papel escrito a letra P com a lamínula, focamos e esquematizamos em 4X e 10X e notamos que a letra P encontrava-se invertida; quando focalizada na primeira lente. Quando a lente 4X foi substituída pela lente de 10X, podemos observar que a largura e o