erosao de solo
PROCESSO DE VOÇOROCAMENTO NA ESTRADA DA EMADE, NO MUNICÍPIO DE TEFÉ – AM.
Cláudia Lima de Souza Ribeiro 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / UEA - CEST TEFÉ
INTRODUÇÃO:
A análise dos processos erosivos é necessária para a compreensão dos elementos naturais e humanos que ocorrem no meio, na qual à ação natural ou humana, causa modificações no ambiente, que são alvo de estudos e pesquisas, juntamente com agentes que interagem. Tal pesquisa teve como objetivo constatar os Processos Erosivos no final da Estrada da Emade, próximo à Barreira das Missões, no município de Tefé, os quais atingem níveis críticos de deteriorização do meio ambiente, que teve o seu processo acelerado pela ação antrópica devido a uma terraplanagem. A erosão dos solos reduz a sua fertilidade e cria ravinas e voçorocas, tornando impossível a sua utilização agrícola. A ação das águas (fluviais e pluviais) e a ação humana são fatores importantes no processo acelerador da erosão do solo, acarretando o seu desgaste e a sua desagregação.
METODOLOGIA:
Na composição da pesquisa, foram tomados os seguintes procedimentos: primeiramente houve a preocupação em fazer consultas bibliográficas que abordassem o tema em questão, a fim de obter referencial teórico para um embasamento concreto; posteriormente uma visita ao local "in foco" com o objetivo de realizar uma observação diagnóstica com a finalidade de coletar informações concretas em campo, assim como, levantamentos fotográficos do local comprovando o processo evolutivo da erosão. Em segundo momento, foi elaborado um relatório com objetivo constatar os efeitos erosivos e conseqüentes danos às margens do rio.
RESULTADOS:
O final da Estrada da Emade, vem passando por várias transformações de seu relevo ao longo dos anos. Dentre estas modificações da configuração da superfície deste local, houve o aparecimento dos sulcos, ravinas e voçorocas em virtude da composição do