relatorio de anatomia
A espécie estuda foi Podocarpus lambertii, conhecida também como pinheirinho-bravo, é uma arvore de pequeno porte, possui semente de 3 a 5 mm de diâmetro e possui também pequenos pendúnculo carnoso roxo, mais ou menos do mesmo diâmetro da semente. Sendo uma espécie nativa do Brasil, mais especificamente de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, e também uma espécie nativa na Argentina. Geralmente se desenvolve em ambientes mais frios, porem pode ser encontrada em solos com baixa fertilidade, ao longo dos cursos dos rios, em campos rupestres e topos de montanha (WIKIPÉDIA, 2013).
Uma espécie bem valorizada pelas indústrias madeireiras por ter uma boa qualidade no seu lenho (LONGHI et al.,1992), por obter-se uma madeira de superfície lisa, com brilho um pouco realçado. Outra de suas características consiste em textura fina, cheiro e gosto imperceptíveis, na coloração que é bege-clara uniforme e levemente amarelada. É uma madeira que tem baixa resistência ao ataque de cupins e flexível ao corte. Sendo utilizadas para fabricação de compensados, forros, fósforos, embalagens, ripas, guarnições, laminados, aglomerados. E também para fins medicinais, por causa das suas resinas com atividade antimicrobiana, para produção de energia, celulose e papel (CARVALHO, 2004).
Os estudos dos planos, Longitudinal Tangencial, Longitudinal Radial e Transversal tem objetivo caracterizar suas estruturas, identificando os elementos que constituem esses planos. Sendo apresentados em anexos com suas respectivas características.
2. Material e Métodos
Para que fossem observados os planos, longitudinal radial, longitudinal tangencial e transversal foi utilizado o microscópio e lamina juntamente com fragmentos dos planos. Após os ajustes de foco do microscópio, e a troca da lente de 4x para 10x pode ser observado às características anatômicas dos diferentes planos do Podocarpus lambertii. Após observar e anotar as características, foi proposto à elaboração de