Relatorio de Amostragem de qualidade do AR
SENAI
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Senai
SENAI Blumenau/SC
Monitoramento da Qualidade do Ar Ambiente
Relatório Técnico
Álvaro Buggman
Eder Klug
Fabiano Eccher
James Prade
Lucas Loth
Blumenau, 2015
EQUIPE TÉCNICA
Álvaro Buggman
Eder Klug
Fabiano Eccher
James Prade
Lucas Loth
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina emissões atmosférica, no Curso de técnico em controle ambiental, instituição SENAI Blumenau/SC.
Professor Charles Leber
Blumenau, 2015
INTRODUÇÃO
A qualidade do ar de uma região depende essencialmente das fontes emissoras de poluentes e de suas condições físico-meteorológicas. O grau de contaminação do ar é avaliado pela quantidade e pelo tipo de substâncias nocivas à saúde pública e prejudiciais aos materiais, à fauna e à flora.
O monóxido de carbono (CO) constitui um dos mais perigosos tóxicos respiratórios para homens e animais. Essa junção entre o CO, os hidrocarbonetos (HC), óxidos e dióxidos de nitrogênio (NO e NO2) e o dióxido de enxofre (SO2) forma um conjunto de elementos altamente nocivos às plantas, aos animais e ao homem.
Além dos gases, há materiais particulados que também poluem o ar. Essas partículas causam irritação do trato respiratório e, conforme seu tamanho, podem penetrar no organismo. É o que ocorre, por exemplo, com o material particulado emitido pelos veículos a diesel.
A atividade antrópica intensificou de tal forma a poluição do ar com o lançamento contínuo de grandes quantidades de substâncias poluentes, que a qualidade do ar tornou-se um problema ambiental dos mais significativos, tanto nos países industrializados como naqueles em desenvolvimento, tornando-se uma ameaça à saúde e ao bem-estar das pessoas e do meio ambiente em geral.
METODOLOGIA UTILIZADA
Para os métodos gravimétricos, são utilizadas amostras de partículas coletadas durante um