Relatorio Cristal Violeta
Neste trabalho foi desenvolvido um modelo cinético para reação entre cristais de violeta e o NaOH , sendo possível determinar a velocidade desta reação medindo as concentrações no espectro e relacionando com o tempo, e assim determinando também a ordem da reação.
INTRODUÇÃO
Cinética química é a parte da química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influencia, ela trata do que ocorre durante a reação química, fornecendo informações sobre de que modo às moléculas individuais, átomos ou íons, interagem umas com as outras.
O estudo de uma reação química leva em consideração além da espontaneidade da mesma (estudo termodinâmico), a rapidez (velocidade) com que ela ocorre (estudo cinético).
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes, as quais são determinadas experimentalmente, e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem de outros fatores tais como:
Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentando a temperatura significa um acréscimo da energia cinética das moléculas, elevando o numero de colisões efetivas no sistema.
Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação.
Pressão: quando os participantes de uma reação são gasosos e se aumenta a pressão desse sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. Isso porque o aumento da pressão diminui o volume, intensificando as colisões das moléculas.
Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação.
Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem serem consumidos durante a reação. Este fato ocorre pois o catalisador permite que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação de processe mais rápido.
Luz: a presença de luz de certo comprimento de