relatorio concreto
Dosagem e Ensaios à Compressão do concreto
IndiceObjetivo
Introdução Teórica
Ensaio
Bibliografia
Objetivo
Esse ensaio tem como objetivo mostrar como é feita a dosagem o abatimento e verificar como é feita a compressão do material concreto.
A realização da cura é fundamental para aumentar a vida útil do concreto.
Dentre os vários cuidados a serem tomados na obra, para a obtenção de um bom concreto, a cura faz parte da última operação da execução do mesmo. Neste trabalho será discutido como a cura interfere na resistência à compressão do concreto, através da análise de corpos de prova cilíndricos de concretos submetidos aos efeitos de cura úmida e da cura ao ar.
A necessidade da realização de ensaios técnicos se deve a manter uma padronização e qualidade do concreto. Verifica a capacidade real de resistência de uma determinada quantidade de concreto e assim, determina-se o melhor material a ser utilizado na obra devido à disponibilidade do material.
Este relatório, juntamente com a aplicação prática, tem o objetivo de mostrar aos estudantes desta disciplina aprendam sobre a metodologia e a realização de um ensaio padronizado de compressão. Além disso, a elaboração do relatório proporciona um a compreensão dos dados obtidos para uma análise para se encontrar as propriedades do concreto ensaiado.
Introdução
Existem dois tipos de dosagem do concreto, a dosagem empírica e a experimental. A dosagem empírica é utilizada para obras de pequeno e médio porte, sendo feita pela experiência adquirida em outras obras, já a dosagem experimental é obtida em laboratório, através de experimentos para determinar a quantidade de água e cimento necessário com menor custo possível.
O concreto pode ser misturado de três modos: manualmente, em betoneiras, em usina ( central de concreto ou concreteira).- Mistura manual do concreto:a) Espalhe a areia formando uma camada de uns 15 cm;b) Sobre a areia, coloque o cimento;c) Com uma pá ou enxada