Relatorio clinico
O presente relatório foi desenvolvido por exigências da Instituição e da disciplina de estagio supervisionado em Psicopedagogia Clinica, do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, e tem como objetivo configurar a prática do estágio Psicopedagogia Clinica.
No estágio tivemos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos não somente durante a disciplina teórica, tal teoria nos possibilita conduzir o estágio Clinico com um olhar investigativo, porem demonstrando seriedade e respeito nas angustias dos pacientes.
A Psicopedagogia procura compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, orgânicos e pedagógicos que interferem na aprendizagem, a fim de possibilitar situações que resgatem o prazer de aprender em sua totalidade.
A Psicopedagogia iniciou no estado de Mato Grosso do Sul em 1994 com a oferta do primeiro curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco. Em 2003 surgiu a oferta do curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional no interior do Mato Grosso do Sul. A Psicopedagogia não é sinônimo de Psicologia escolar ou Psicologia Educacional.
O objetivo da Psicopedagogia e o resgate do desejo de aprender, estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características, evitando, assim, cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. A Psicopedagogia deve identificar analisar, planejar, intervir por meio de etapas de diagnóstico e tratamento. O Psicopedagogo é o profissional preparado para atender crianças, adolescentes ou adultos com problemas de aprendizagem,