RELATORIO Caracterização físico-química de águas
Caracterização físico-química de águas
Belo Horizonte, Maio de 2015.
1. INTRODOÇÃO
“Sem dúvida, o composto mais importante de oxigênio e hidrogênio é a água, H2O. A água corrente para o uso da população passa, normalmente, por vários estágios de purificação.”(ATKINS; JONES, 2006, p. 676), com o objetivo de tornar a água do consumo humano potável, ou seja, ―cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça risco a saúde (PORTARIA 518/2004 MINISTÉRIO DA SAÚDE.). Alguns parâmetros físicos e químicos são a cor, o pH, a temperatura e a turbidez da água; essas análises podem fornecer informações acerca a potabilidade da água. Para isso, os dados das análises devem estar dentro dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos de controle da qualidade da água como, por exemplo, o estabelecido pelo mistério da saúde (MS) através da portaria nº 518, de 25 de março2004. A turbidez representa a ―propriedade de dispersão de luz associada com as partículas suspensa em um líquido (HARRIS, 2001, p. 768), nesse caso a água. Jáo pH é ―definido como pH =- logA H+, em que A H+ é a atividade de H+, em aplicações mais aproximadas, o pH é dado como –log [H+] (HARRIS, 2001, p. 764), soluções com pH igual a 7,00 é considerado neutro, com valores inferiores a 7 é considerada ácida, enquanto que as com pH valores superiores a 7 são soluções alcalinas.
DEFINIÇÃO DE COR:
Características físicas de uma água,devido a existência de substâncias dissolvidas, ou em estado coloidal, na maioria dos casos de natureza orgânica. (NBR 9896/1993).
A cor pode originar-se de minerais ou vegetações naturais, tais como substâncias metálicas ( compostos de ferro e manganês), humus, turfa, tanino, algas, e protozoários, ou ainda de despejos industriais que incluem minas, refinarias, explosivos, papeleiras,etc. A cor varia de acordo com o pH, por exemplo: pH 2 (50) e