RELATORIO Bruno
NOME: GUILHERME DAVID PEREIRA OLIVEIRA
DATA DE NASCIMENTO: 19/10/2010
ESCOLARIDADE: GRUPO III. ESCOLA: CEAD
IDADE ATUAL: 4 ANOS
RESPONSAVEL: GABRIELLE PEREIRA
INFORMANTE: GABRIELLE PEREIRA (MÃE)
II. QUEIXA:
“ELE NÃO FALA IGUAL AOS OUTROS, ELE TEM ATRASO NA FALA.” (sic: mãe)
III. HISTORIA PREGRESSA DA QUEIXA:
A mãe relata que o P. não fala como os outros, que a criança não forma frases, e sempre ao solicitar algo faz uso gestual com pouca oralidade, mesmo assim ela reforça o pedido representando o item solicitado de forma oral, a fim de a criança repita, porém essa resposta nem sempre é obtida, a criança não consegue repetir e assistematicamente usa gesto para representar a frase. Quando ele pedi algo, a mãe pronuncia a frase porem o mesmo aponta para o objeto. Ao que se diz respeito do “não falar igual aos outros”, a informante também conta que o P. fala só palavras isoladas e que ele não fala nenhuma palavra certa.
Quando a mãe vai busca-lo no colégio, ela alega que vem conversando com o P. pelo caminho até em casa sobre o que aconteceu na escola, porém a resposta dele nem sempre é obtida, ele tenta falar, mas não consegue, utilizando jargões.
Na semana da anamnese o P. tinha completado 4 anos de idade, a mãe relatou que na hora dos “Parabéns” ele cantou, porém “na língua dele” de forma incompreensível, quando foi perguntado sobre o encaminhamento fonoaudiológico, a informante conta que foi através da escola, quando a professora solicitou que P. fizesse acompanhamento fonoaudiológico, pois estava tendo dificuldades para o ensino.
IV. ANTECEDEDNTES PRÉ-NATAIS.
A mãe relatou que não obteve nenhuma doença e tratamento médicos e vícios durante o período pré-natal. Em relação aos pais não há parentescos, não fez uso de medicamentos anticonceptivos, a gestação não foi