relatorio biologia
Relatório da aula de biologia em laboratório de microcospia, para conhecimento pratico dos materiais utilizados para manuseio e analises e de como manusear microscópio.
Observação de células da epiderme do tomate, da cebola e de célula animal em microscópio óptico.
Objetivo
Obter conhecimento prático das partes do microscópio óptico e de como manusea-lo, de alguns equipamentos e vidrarias utilizadas em laboratório e como preparar laminas para observação e identificação das estruturas que compõem as células vegetais e animais.
Material
O material apresentado foi: o microscópio binocular, a lâmina e a lamínula, a Pipeta volumétrica, a Pipeta graduada, a Bureta, o Béquer, o Balão volumétrico, o Erlenmeyer, as micropipetas, as ponteiras para micropipetas, os tubos de ensaios e a estante para os tubos, a tripé, a manta de amianto, o bico de bunsen, a pinça de madeira, o suporte universal, as pissetas de água e álcool, a centrifuga, o banho Maria, o azul de metileno, a balança de precisão, a estufa, o funil de vidro, o bastão ou baqueta, a proveta ou cilindro graduado, a capela de exaustão de gases.
Após conhecermos cada material citado acima e as funções de cada componente do microscópio binocular, foi proposto um procedimento experimental para visualização do tecido celular do tomate, da cebola e das células de cada aluno no laboratorio.
Procedimentos e Resultado
Foi usada para obter uma fina camada de tecido do tomate, uma faca. Após a retirada do tecido, em uma lâmina, utilizando conta gotas, colocamos uma gota de água para fixar o material e uma segunda gota sobre o material e em seguida cobrimos com a lamínula de vidro. Retiramos as bolhas e o excesso de liquido pressionando levemente a lamínula sobre um pedaço de papel.
Com a lâmina prendida no microscópio observamos as células com a objetiva de 10x e depois com a de 40x utilizando o