Relatorio balança de corrente
Resumo – Esta experiência consiste em verificar as características de um gerador real, construindo um circuito com carga resistiva variável e medindo os valores de tensão e de corrente para cada resistência de carga ajustada, a fim de, por meio de análise destes dados em gráficos, determinar o valor da força eletromotriz e da resistência interna do gerador, além de verificar a validade do Teorema da Máxima Transferência de Potência.
INTRODUÇÃO
U
M gerador pode ser definido como um dispositivo que gera uma tensão eletromotiva entre seus terminais. Em condições ideais, esta tensão é sempre constante independente da corrente que deve ser fornecida ao circuito. Porém, em um gerador real isso não ocorre, uma vez que das perdas que ele sofre a mais importante é a por efeito Joule, causada pela existência de uma resistência interna.
A resistência interna de um gerador influi nas características do circuito e seu conhecimento se torna necessário para determinar, por exemplo, a potência que o gerador é capaz de fornecer a uma determinada carga, a tensão e corrente que estarão sobre esta e a condição em que há a máxima transferência de potência a ela
O experimento realizado visa apresentar estas características e propriedades do gerador.
Metodologia
Quando um gerador é ligado a uma carga e passa a fornecer corrente, ocorre uma perda de tensão devido a resistência interna, e dessa forma a tensão de saída para a carga, V, não é mais igual à força eletromotriz ε. Nas condições de trabalho de um gerador real, devemos considerar então as perdas internas e dessa forma:
[pic] (1)
onde [pic] é a resistência interna do gerador e I a corrente circulante, que em um circuito com carga R, é determinada por:
[pic] (3)
Quando um gerador é percorrido por uma corrente elétrica, ele transforma uma potência total [pic], dissipa internamente, devido à