Técnicas de pesagem
1 INTRODUÇÃO
A experiência permite aprender a manipular a balança analítica, um aparelho de grande sensibilidade e precisão. Para obter a precisão desejada é necessário que a balança esteja em um ambiente adequado, sem correntes de ar, variações de temperatura e vibrações, além disso, é preciso que o operador tenha habilidade para manusear a balança.
A experiência é muito importante para ambientar o aluno na manipulação adequada da balança, ter conhecimento dos cuidados, saber os fatores que interferem na precisão, a sua estrutura, além do fenômeno da tara.
É de extrema importância ter alguns cuidados ao fazer pesagens: não se deve colocar os materiais diretamente na balança, deve-se mantê-la sempre limpa, após o uso é importante limpa-la e passar um pano macio na área circundante.
2 OBJETIVOS
O objetivo geral dessa experiência é aprender a manipular a balança analítica, mostrando o que é necessário para se obter um resultado preciso. E mostrar também que essa precisão relaciona-se a uma série de fatores como o ambiente, a limpeza e a habilidade de manipulação.
3 REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA
Quando se fala em balança, dois termos vêm à mente: massa e peso. Eles são geralmente usados como sinônimos devido ao senso comum. Todavia, o rigor exige a diferenciação entre ambos. A massa de um objeto pode ser determinada pela medida de sua inércia. Inércia é a resistência de um objeto a um esforço realizado para modificar seu estado de movimento. A massa é uma propriedade intrínseca do corpo, não varia conforme o local onde ele se encontre. Ela é escalar e sua unidade no sistema internacional de unidades (SI) é o quilograma (kg). Já o peso é uma força que depende da massa do objeto, além de depender da massa do planeta e da distância entre o objeto e o