RELATORIO AULA PRATICA 5
Curso de Agronomia
Química Geral e Analítica
Professor: Adley Bergson
Prática VI
PREPARO DE SOLUÇÕES
Acadêmicos: Alex Fernandes Nogueira da Costa
Robson Silva de Oliveira Rafael Konageski
Thayro da Silva Coura
22 de Maio de 2015
Tangará da Serra – MT
1. Introdução
Soluções são misturas homogêneas onde o componente que aparece em menor quantidade é denominado soluto e o componente que aparece em maior quantidade é denominado solvente (Fonseca).
São encontradas em quaisquer dos três estados físicos: gasoso, líquido ou sólido. O ar, solução gasosa mais comum, é uma mistura de nitrogênio, oxigênio e quantidades menores de outros gases. Muitas ligas metálicas são soluções sólidas como o “níquel” das moedas (25% Ni, 75% Cu). As soluções mais familiares estão no estado líquido, especialmente aquelas nas quais a água é o solvente (Dutra).
Quanto à proporção soluto/solvente, as soluções podem ser diluídas, concentradas, insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Podemos descrever uma solução contendo uma pequena quantidade de soluto como diluída e outra, contendo mais soluto na mesma quantidade de solvente como concentrada (Dutra.
As soluções saturadas onde a quantidade de soluto é igual ao coeficiente de solubilidade (quantidade limite de soluto que pode ser adicionado a um determinado volume de solvente), as soluções insaturadas são as que possuem quantidade de soluto menor que o seu coeficiente de solubilidade e as supersaturadas apresentam a quantidade de soluto maior que o seu coeficiente de solubilidade, sendo estas muito instáveis e de difícil preparo (Dutra).
A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades, a concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve (Dutra).
Concentração em porcentagem (m/m)
Concentração