Trabalho SOP
Alunos:
Allison Verdam – 5306029
Renan Barros – 5306067
Vinicius Moreira – 5404256
Luciano Gomes – 5306068
Introdução
Apostila feita com intuito de demonstrar e ensinar como implementar um firewall feito em Linux e integra-lo ao Windows Server. Estaremos usando o Windows Server 2012 e a Distribuição Ubuntu do Linux.
Para fazer isso tudo funcionar iremos precisar ter duas placas de rede no Linux, uma para LAN e outra para WAN. A interface eth0 representa a rede interna, é onde o Windows server estará ligado, e a interface eth1 representa a rede externa. Colocaremos um IP privado nas duas redes para fácil exemplificação.
Estaremos usando as seguintes configurações:
Rede 1 Na Rede 1 utilizamos o IP 192.168.1.1, poderia ser qualquer IP, mas para fácil demonstração optamos por um IP conhecido por todos.
Rede 2
Na Rede 2 nós definimos o IP 192.168.5.1 para fácil demonstração, em uma configuração real aqui seria um IP dado pelo provedor, algo como 200.97.172.49.
Configuração das placas de rede
É possível alterar as configurações das placas de rede com o seguinte comando:
Agora precisamos mudar o servidor DNS, iremos utilizar o servidor DNS que criamos no Windows Server. O endereço do servidor DNS é 192.168.1.10.
Com esse comando acessaremos o arquivo onde é configurado quais servidores DNS serão utilizados Configuramos assim, apontando o servidor DNS do Windows Server como o principal.
Para conseguir passar informação de uma rede para a outra iremos precisar ativar o roteamento de pacotes.
Para ativa-lo use o seguinte comando:
Esse comando faz com que o Linux vire um roteador, assim interligando as duas redes.
Nós usamos o o iptables para a criação das regras de firewall, para facilitar o uso dessa ferramenta criamos um programa, ele tem 3 funções: Adicionar regra, Remover regra e Resetar o Firewall.
Criação do programa para controle do Firewall:
Digite o seguinte código.
#!/bin/bash