Relatorio Antibiograma e colocaraçao de Ziehl Neelsen
790 palavras
4 páginas
Controle de microrganismos. Introdução:
O controle de microorganismos se refere às diferentes formas de matar ou remover os microorganismos, reduzir o número e inibir o crescimento. O método de escolha depende do tipo de material que contém o microrganismo. Este controle pode ser feito através de métodos físicos e métodos químicos.
Objetivo:
Observar a ação do calor / Testar substâncias químicas frente à bactérias.
Material e Métodos:
Material: Cultura Bacillus spp; cultura Staphylococus aureus; alças bacteriológicas; tubo com água estéril; bico de Bunsen. Métodos: I PARTE – São utilizados 2 tipos de bactérias, a Bacillus spp e a S. aureus. O seguinte procedimento foi realizado para os tipos de uma mesma forma: foram utilizados 4 tubos de ensaio com culturas dos dois tipos de bactérias, o 1º não foi submetido a nenhum tipo de calor (C), o 2º foi submetido a 5 minutos ao banho maria, o 3º foi submetido a 15 minutos ao banho Maria e o 4º foi levado para autoclavação (A) durante 15 minutos à 121°C. Uma placa de Petri com meio de cultura foi dividida em 4 quadrantes (C, 5 minutos, 15 minutos, A). Foram feitos esfregaços das 4 amostras em cada placa de Petri. As duas placas (Bacillus spp e S. aureus) foram deixadas a 37°C durante 16 a 18 horas para observar se haveria crescimento bacteriano nos 4 diferentes calores. II PARTE – foram coletadas bactérias da mão de uma aluna, depois, a mesma fez assepxia com álcool 70%. Houveram mais 3 coletas nas mãos de alunas e após, foram realizadas 3 tipos de higienização (lifebuoy, sabão em barra e álcool iodado). Foram feitas 3 placas com material coletado das mãos sujas e higienizadas.
Resultado
I PARTE – na Bacillus spp. Houve crescimento bacteriano no controle, 5 minutos e 15 minutos. Foi visto que bactéria é resistente ao calor pois é uma bactéria de esporos (sendo sensível apenas à autoclavação). Na S. aureus apenas houve crescimento bacteriano no controle (mais sensível ao calor que a Bacillus