Relatorio Amanda
Neste último mês, como fiquei fora por alguns dias, observei praticamente os mesmos exames. Observei ATM, colunas,úmero, cotovelo, antebraço, punho, pelve, articulação coxo-femoral, arcos costais, ossos da face e seios da face.
Observei que os exames de perfil de coluna, com o paciente em decúbito lateral, são mais difíceis de conseguir alinhar, principalmente se o paciente for hipoestênico. Talvez pelo fato de que quando ele deita na mesa, já fica desalinhado por causa da curva da cintura, e é exatamente no perfil de lombar onde encontro mais dificuldade, quase sempre obliqua na L1, L2... Prefiro com toda a certeza fazer o exame em ortostase, mas só podemos realizar com a solicitação do médico. Também observei o quanto é complicado lidar com os idosos, eles parecem ter medo, receio do exame, não sei se pela forma que tem que ficar vestidos, ou se pelas posições. Considero a dor, claro. Só na pratica mesmo, vemos o quanto são frágeis, e como veem seguido com fraturas por terem caído, e as vezes já caíram tanto que parece que não confiam em nós, com medo de cair de novo talvez.
Não vejo dificuldade em trabalhar com eles, mas fico impressionada com a forma que eles veem, não imaginava que seria tanto. Nesses casos de idosos, e com crianças, é muito importante a paciência dos técnicos e aprender com eles a melhor forma de conduzir o exame, de como falar, ou de como instruir os pais a ajudarem a posicionar.
3
Tarefas executadas:
Seios da face
Rotina: Perfil, caldwell e Waters
Perfil
Distância: 100 cm
RC: perpendicular ao filme, em um ponto médio entre um ângulo do olho e o MAE
Regime: 70 kv
Posição: Retirar todos os metais e próteses do locar a ser feito o exame. Paciente sentado, posicionar a lateral da cabeça no buck. Cabeça em lateral verdadeira. Ajustar o queixo para alinhar a LIOM perpendicular a margem anterior do filme. Não respirar durante a exposição.
Estruturas mostradas: Seios esfenoidais, frontais sobrepostos,