Relatorio 5 1
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA-ÁREA 1
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: QUÍMICA E TECNOLOGIA ORGÂNICA
Cromatografia
Relatório apresentado ao Professor Rauldenis como cumprimento das atividades da disciplina Química e Tecnologia Orgânica.
Por: Annehalen Menezes, Bruno Macedo, Jaqueline Souza e Rafael Tude.
Salvador-BA
2014
1- RESUMO
A cromatografia é uma técnica quantitativa, tem por finalidade geral duas utilizações, a de identificação de substâncias e de separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa. Para o processo de separação de misturas, a mistura passa por duas fases sendo uma estacionaria (fixa, sendo um material poroso como um filtro) e outra móvel (como um liquido ou um gás, que ajuda na separação da mistura), sendo que os constituintes dessa mistura interagem com as fases através de forças intermoleculares e iônicas, fazendo a separação. A mistura pode ser separada em várias partes distinta ou ainda ser purificada eliminando-se as substancia indesejáveis.
2- INTRODUÇÃO
Cromatografia é um processo de purificação, separação, identificação ou doseamento de substâncias orgânicas e inorgânicas tendo como base a diferença de velocidade com que as substâncias se movem através de um meio poroso (fase estacionária) quando arrastadas por um solvente (eluente) em movimento.
Definição de alguns termos usados na cromatografia:
-Câmara de cromatografia: recipiente de vidro com tampa, onde processa a eluição da cromatoplaca.
-Fase móvel: Um solvente (líquido, ou gás) ou mistura de solventes que fluem através da fase fixa, arrastando os solutos.
-Fase fixa: suporte sólido ou líquido no qual se promove a separação cromatográfica por adsorção.
-Revelador ou agente cromogênico: Agente físico (Ex.:UV) ou químico ( Ex.: vapores de iodo) que tornam visíveis as substâncias separadas. -Sílica gel (SiO2): ácido