Relatório experimental 1- 5
Objetivos:
Através do estudo da flexão de uma barra metálica de seção uniforme, investigar a relação desta variável em função de outras duas: o peso adicionado à sua extremidade e o comprimento da parte flexionada da mesma (vão livre).
Construir gráficos em papel milimetrado e a partir de um destes, linearizar a curva obtida, em um papel gráfico adequado para tal curva, neste caso, o papel dilogarítmico, exercitando então o uso deste papel gráfico na obtenção de funções matemáticas que regem determinado sistema físico.
Encontrar uma relação entre as expressões obtidas pelos gráficos e combiná-las de modo a obter uma função de mais de uma variável, que regerá o fenômeno físico estudado neste trabalho, exercitando então o uso desta técnica na obtenção de funções dessa natureza.
Introdução teórica.
Expressões com mais de uma variável.
Quando é necessário obter expressões matemáticas que regem determinados fenômenos físicos, normalmente nos deparamos com situações onde uma única medição de um parâmetro variável em função de outro fixo, nos remete á um gráfico do comportamento geral do sistema onde se pode imediatamente obter tal expressão. Porém, há situações onde existem vários fatores que influenciam o comportamento do fenômeno estudado, ou seja, mesmo fixando um parâmetro, temos outros dois ou mais. Temos então de fazer as medições variando apenas um parâmetro, fixando todos os outros. Posteriormente fixamos o mesmo parâmetro variável fixado anteriormente, porém em um ponto de valor diferente ao anterior e trabalhamos novamente com apenas um. Fazemos isso até se obter uma quantidade rica de resultados e depois construímos gráficos diferentes para a variação de parâmetros diferentes. Investigando o fenômeno e combinando as expressões obtidas desses gráficos chegamos finalmente numa expressão que rege o sistema em geral.
Flexão de uma barra.
A flexão é um esforço físico no qual se caracteriza