relatorio 4 QGE
Guilerme de Ataides Ribeiro – matrícula: 15/0036159
Relatório – Experimento 4
Estudo de detergentes
1. O detergente, por possuir propriedade tensoativa, ou seja, capacidade de diminuir a tensão superficial da água, penetra mais facilmente na flanela do que a água que possui uma tensão superficial elevada.
2. Antes da adição do detergente, as partículas de carvão ativo estavam espalhadas pela água. Ao adicionarmos esse detergente, percebemos que essas partículas começaram a se aglutinar e ficaram mais juntas.
3. O óleo só foi dissolvido no detergente, já na água ele não foi dissolvido. Isso acontece por conta do comportamento apolar do óleo e do detergente. Em contrapartida a água, por ser polar, não faz interações moleculares com o óleo.
4. Emulsão é uma dispersão coloidal que contém agregados esféricos de moléculas chamados micelas. Quando ocorre o contato do óleo com o tensoativo, as extremidades apolares do surfactante se voltam para o centro da micela, englobando o óleo, enquanto a parte polar das moléculas fica voltada para o exterior da micela, em contato direto com o ambiente polar do solvente.
5. Detergentes por definição são substâncias inorgânicas ou orgânicas que apresentam a propriedade de reduzir a tensão superficial da água, favorecendo o seu espalhamento e emudecimento das superfícies, promovendo um contato mais íntimo entre a água e o objeto a ser limpo. Por possuir essa capacidade, com a adição de detergente, o carvão se sedimentou por completo no fundo do tubo de ensaio enquanto que na água ainda era possível observar um pouco de carvão na superfície.
6. Ace - Rosa - Básico
Minuano - Inalterada - Neutro
Ypê - Inalterada - Neutro
Surf - Rosa - Básico
Sabão comum ralado - Rosa - Básico
7. Detergentes do tipo lava-roupa entram em contato direto com as mãos humanas. Caso ele seja muito alcalino, poderá prejudicar as mãos causando corrosões em contato prolongado.