Relatorio 3 de circuitos eletricos UFPE
Departamento de Engenharia Elétrica
Laboratório de Circuitos Elétricos 1
Relatório de Práticas do Capítulo 3 – Equivalentes de Thévenin e Norton
Alunos:
Emmanuel Dantas Ribeiro de Santana
Data: 07/05/2015
Camila Fitipaldi
Bancada: 01
1) Objetivos Gerais
Mostrar que um determinado circuito resistivo pode ser substituído por um equivalente de Thévenin ou Norton nos terminais de interesse;
Mostrar que a equivalência entre os circuitos é determinada por medições da tensão de Thévenin e da corrente de Norton nos terminais de interesse dos dois circuitos;
2) Prática 1
2.1) Objetivos
O objetivo desta prática é encontrar os valores da corrente, resistência e tensão de Thévenin.
2.2) Metodologia
Para esta prática foram utilizados uma fonte CC, um Multímetro, um protoboard, vários resistores e o softwere matlab. Os pontos A e B são os terminais onde se deseja encontrar o equivalente de Thévenin. Para calcular a tensão Vab foram utilizadas as leis de kirchhoff. As resistências foram resumidas em uma resistência equivalente e simplificada e por fim foi aplicada a lei das malhas. Para o cálculo da resistência a fonte de tensão foi substituída por um fio e então foi calculada a resistência equivalente. A corrente foi calculada a partir da lei de Ohm.
Figura 1.
Com o multímetro, foi media a tensão Vab e a corrente de curto iab (corrente de curto circuito entre A e B). Para medir a resistência total com o multímetro, foi necessário remover a fonte e em seguida medir a resistência a partir dos pontos A e B.
Por fim o circuito foi simulado no matlab. Para obter os dados de tensão, corrente e resistência foram usados processos similares aos utilizados com o multímetro.
2.3) Resultados
Os valores medidos foram resumidos na tabela 1.
Tabela 1- Valores medidos, calculados e simulados para Vth, ith e Rth.
Calculados
Simulados
Medidos
Vth
3,66V
3,66V
3,67V
Ith
4,42mA
4,42mA
4,45mA
Rth
827,02Ω
827,90Ω
824Ω
Os erros percentuais foram resumidos