RELATORIO 2 CINETICA REACAO DE PRIMEIRA ORDEM 1 CERTO
Departamento de Química
CINÉTICA DE UMA REAÇÃO DE 1ª ORDEM
Discentes: Eloá Travaini Lopes
Emilli Caroline G.Frachini
José Lucas
Doscente :Gizilene Carvalho
LONDRINA
2015
ELOÁ TRAVAINI LOPES, EMILLI CAROLINE GARCIA FRACHINI, JOSÉ LUCAS
Relatório de Fisico-quimica Experimental I apresentado ao departamento de química da Universidade Estatual de Londrina.
Profª. : Drª Gizilene Carvalho
LONDRINA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVOS 7
3. PROCEDIMENTO 7
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 9
5. CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
RESUMO
Nessa prática vamos tratar de um assunto que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influencia,que no caso desse experimento o principal termo que causa alteração é a adição de um catalisador.Essa velocidade é determinada por leis empíricas e, além disso, diferente da termodinâmica, a cinética se interessa nos estágios intermediários da reação, e não apenas no estagio inicial e final [1].
Essa leis empíricas são chamadas de leis de velocidade, e são deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e dos produtos. Cada reação tem sua própria lei de velocidade, sua constante k, constante de velocidade que depende da temperatura apenas, e sua ordem.
O que estudaremos aqui é a decomposição do peróxido de hidrogênio, sendo esta uma reação de primeira ordem. A partir disso será calculado a constante de velocidade e o tempo de meia vida pelos gráficos de 1ª ordem.
Palavras-chave: cinética química, reações de primeira ordem, leis da velocidade.
1. INTRODUÇÃO
Cinética química como o próprio nome já enuncia, é o ramo da química que se encarrega de estudar uma gama de possibilidades para a qual um reagente será consumido e o produto formado em determinado tempo, tendo a assim a velocidade de uma reação. Existem diversos fatores que alteram a velocidade de uma reação, no entanto o catalisador se mostra o mais presente neste experimento, por