Relatorio 1
Instituto de Física e Química Departamento de Química
Experimento – 1:
Introdução às técnicas de laboratório. Vidrarias e Medidas. Densidade de Líquidos.
Química Geral
QUI017
Turma: P6
Professor: Maurício Saraiva
Autores: David Gomes Pedrosa - 27572
Luísa Boutin - 26615
Itajubá, 26 de Março de 2013
1 – Objetivos:
Nesta aula experimental foram apresentadas as instruções técnicas para o uso correto de vidrarias e outros equipamentos do laboratório, e também os procedimentos de segurança inerentes a ele. Foi abordada também a relação entre a densidade e a concentração molar de substâncias, no caso o cloreto de sódio (NaCl).
2 – Introdução:
2.1 – Exatidão e Precisão:
É de suma importância ter ambos os conceitos em mente durante o trabalho com dados obtidos de forma experimental. Sem a clareza de ambos os conceitos a descrição dos resultados obtidos torna-se confusa e a mensagem transmitida pode não corresponder com o que o autor realmente quis expressar.
A precisão pode ser definida como o grau de proximidade de diversas observações de uma dada grandeza, assim determinando se um erro é sistemático ou aleatório através da repetição do procedimento. É importante ressaltar também a diferença entre erros sistemáticos e erros aleatórios. Os erros sistemáticos são evidenciados quando o mesmo padrão de erro se repete em diversas medidas efetuadas com o mesmo equipamento. Quando ocorre um erro aleatório não há repetição de qualquer padrão de erro. A exatidão -apesar de ser comumente entendida como sinônimo de precisão- possui um conceito diferenciado. Na verdade, a exatidão determina a proximidade do valor real do que é medido do valor obtido através da análise de um equipamento devidamente calibrado e próprio para a medida a ser realizada.
2.2 – Medidas de Massa e Volume:
Antes de definir como devem ser feitas as medidas de massa e volume, é necessário entender o que exatamente está sendo medido. Sem a