BANER 06
Discente: Marcio Vila Flor Graduandos:
Cleonice Bezerra da Silva/ Nivaldina Bispo de Santana/ Nívia Maria Correia Santos Cardoso/ Tassila Santos Silva
CONJUNTO DO CARMO- CACHOEIRA -BA
Conjunto do Carmo com sua bela arquitetura do século XVIII e detalhes que evidenciam a transição do Barroco ao
Rococó foi constituído por três ordens: a primeira, a igreja maior ao centro, era formada por religiosos homens; a segunda, que era o convento de freiras; e a terceira, a dos civis católicos.
A Ordem Terceira do Carmo está localizada na Praça da Aclamação, à mão esquerda do convento. Sua construção teve início no ano de
1702 sendo concluída apenas em
1778. Foi reconhecida como irmandade da Ordem Terceira em
1891, sendo formada pelos fidalgos portugueses e senhores de engenho, naquela época, brancos e ricos, os negros não tinham acesso.
A igreja da Ordem Terceira é a segunda da Bahia em quantidade de ouro, sendo que, em termos de arte barroca, é um dos maiores exemplares da arte baiana; seu altar é considerado uma das maiores maravilhas da arte barroca.
A sacristia da igreja da Ordem Terceira, guarda a raríssima e única coleção de Cristos japoneses, trazida de Macal, feita no início do século XVIII, por japoneses que fugiam da proibição da prática do catolicismo no Japão.
Os
cristos foram feitos de madeira policromada, com uma mistura de sangue de boi e ervas para a conservação e macerados com rubis. Essa coleção composta por seis imagens, foi doada a Ordem, após serem trocados por fumo da região do Recôncavo
baiano.