Relatorio 02 De Organica 2 Final
Química Orgânica ll
PREPARAÇÃO DO CICLOEXENO
Alunos: Daniel Bomfim Mariana Morais Tatiane Mesquita
Vitória da Conquista - Bahia
Abril de 2015
Daniel Bomfim
Mariana Morais
Tatiane Mesquita
PREPARAÇÃO DO CICLOEXENO
Vitória da Conquista - Bahia
Abril de 2015
Sumário
1.Introdução
2.Objetivos
3.Material e Métodos
3.1 Materiais e equipamentos
3.2 Métodos
4.Resultados e Discussões
5.Conclusão
6.Referências Bibliográficas
1. Introdução
Os álcoois são compostos que em sua composição apresenta um grupo hidroxila ligado a um carbono terciário, este consequentemente se classifica como um bom grupo abandonador. Neste ponto se configura reações orgânicas que se faz por meio do mecanismo de eliminação, sendo aquelas que grupos e/ou átomos abandonam uma porção significativa da molécula criando-se um novo composto orgânico e se conjugando-se como acido ou base conjugada em decorrência do meio reacional que ele esta inserido e forma-se um composto orgânico e outro inorgânico devido a reação. ( FOGAÇA,2014)
A porção principal de reações de eliminação está a desidratação de um composto ou de um composto que apresenta o caráter básico por perder a hidroxila, porção que se configura um composto como álcool, e outra que tem a necessidade de liberar o próton que é a porção que é diretamente ligado a formação de um meio ácido. Na desidratação a molécula que se perde em decorrência de um rearranjo ou ataque de grupos com elétrons livres é a agua. A desidratação dos álcoois pode fazer-se de maneira intramolecular e intermolecular.
Na reação deste trabalho que é a preparação do cicloexeno o álcool é colocado em um meio ácido presente o ácido sulfúrico concentrado atando-se como catalizador, e isso possibilita a formação de uma reação que atua como desidratante a uma temperatura máxima de 120ºC. Assim a molécula