Relatoria Teorias de Skinner e Wallon
1679 palavras
7 páginas
Relatório das Teorias de SkinnerBurrhus Frederic Skinner (Nasceu em Susquehanna, Pensilvânia, 20 de Março de 1904 — Faleceu em Cambridge, 18 de Agosto de 1990) foi um autor e psicólogo americano.
A palavra chave da teoria de Skinner é comportamento. Para ele, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.
Para cada espécie de comportamento, Skinner identifica um tipo de aprendizagem ou condicionamento. Associado ao Comportamento Respondente está o Condicionamento Respondente, e associado a Comportamento Operante está o Condicionamento Operante.
Temos então o primeiro tipo de aprendizagem, que é chamado de “Condicionamento Respondente”, e o segundo tipo de aprendizagem que Skinner chama de “Condicionamento Operante”.
Condicionamento Respondente – “reflexo” ou “involuntário”.
Skinner acredita que essa espécie de Condicionamento desempenha pequeno papel na maior parte do comportamento do ser humano e se interessa pouco por ele. Ex: dilatação e contração da pupila dos olhos em contato com a mudança da iluminação. Arrepios por causa de ar frio.
Condicionamento Operante – Está relacionado com o comportamento operante que podemos considerar como “voluntário”.
O comportamento operante inclui todas as coisas que fazemos e que tem efeito sobre nosso mundo exterior ou operam nele.
Enquanto que o Comportamento Respondente é controlado por um estimulo precedente, o Comportamento Operante é controlado por suas consequências – estímulos que se seguem a resposta.
PRINCIPAIS CONCEITOS: ESTÍMULO qualquer acontecimento, externo ou interno a um organismo, susceptível de ser captado pelos seus receptores e de levar a uma reação.
RESPOSTA unidade de comportamento sob controle de um ou mais estímulos
REFORÇO qualquer acontecimento (estímulo) que segue uma resposta e aumenta a probabilidade dessa resposta ocorrer, na mesma situação — reforço positivo - quando esse acontecimento comporta uma ocorrência