relatoria agregados graudos
Rafael Nicoli Ferreira,
Rodrigo de Souza Barbosa,
Renan Vinand Sarres,
Kenan Teixeira Amaral,
Saulo Rebello
Resumo
O presente relatório foi realizado uma serie de análises como: granulométrica, umidade, massa real e aparente e volume de vazios, seguindo a norma NBR NM - 248 de composição granulométrica de um tipo de agregados, sendo usado para esses ensaios o agregado graúdo “brita”.
O processo de ensaio foi conduzido pelo professor seguindo a normalização existente no laboratório da disciplina de materiais de construção civil e dos padrões adotados pela ABNT.
1. INTRODUÇÃO
A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras do concreto. A finalidade principal dos estudos granulométricos é encontrar a composição granulométrica que dê a maior compacidade possível, requerendo boa pasta de aglomerante, acarretando economia dos custos e aumento da resistência dos concretos. As especificações adotam limites de granulométricos que devem estar compreendida a composição granulométrica de um agregado a ser empregado em concreto.
O agregado ocupa de 65% a 85 % da massa do concreto. Através dos resultados da composição granulométrica iremos classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e medir as frações correspondentes a cada tamanho extraindo valores que auxiliarão nos estudos de dosagem do concreto, tais como a determinação do Módulo de Finura que indicará possíveis variações de superfície nos agregados, e da Dimensão Máxima Característica que permitirá selecionar o agregado graúdo adequando segundo as dimensões das peças a serem concretadas, como o espaçamento entre ferragens, diâmetro mínimo de tubulações e no bombeamento do concreto.
OBJETIVOS Determinação da composição granulométrica de agregado graúdo.
1. MATERIAIS E MÉTODOS
1.1 MATERIAIS
500g de brita;
Peneiras das séries normal e intermediária, tampa e fundo.
Água;
Areia;
Balança de precisão;
Estufa;
Balança hidrostática; cápsula de