Relato de experiência Farmacotécnica
A propraganda de medicamentos representa um importante recurso de marketing. Ela tem co objetivo principal persuadir e incentivar o consumo do produto em toda a cadeia do medicameto desde o prescritor ,passando pelo dispensador até o usuário,incentivando a compra de um determinado produto mesmo que para isso tenha que criar uma nova necessidade. (ANVISA,2008).
Enquanto persistir o predomínio do conceito e da prática acerca do medicamento como produto de consumo ou mercadoria,em vez de ser considerado um instrumento a serviço da promoção de saúde ,estão presentes as condições objetivas para a existência de produtos irracionais ,de má qualidade e inadequadas as necessidades sanitárias. (BARROS,2004).
No Brasil o orgão fiscalizador ANVISA, a Agência Nacional de vigilância Sanitária tem como função regular e intervir as ações relacionadas as propagandas de medicamentos,fundamentada na RDC 96/2008 que orienta a divulgação dos informes publicitários.
OBJETIVO
O objetivo do trabalho foi analisar as propagandas impresas de medicamentos das farmácias e drogarias de forma comparativa com a RDC reguladora.
METODOLOGIA
O trabalho foi realizada de forma exploratória descritiva, com analises de documentos (encartes), relacionadas a publicidade de medicamentos distribuidos á população, por cinco farmácias localizadas na cidade de Fortaleza- Ce, no mês de agosto de 2014.
Foram feitas as analises a partir da RDC 96/2008, utilizando os parametros como a classificação do medicamento, a presença de tarja, as informações de indicações e contra indicações e o seu número de registro no Ministério da Saúde.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Mediante a avaliação realizada a partir da RDC 96/2008 e de trabalhos comparativos, a nossa avaliação mostrou que existem farmácias que lançam propagandas para a população com algumas irregularidades questionadas na RDC como, por exemplo: induzir o uso inadequado de medicamentos, manter imperativos induzindo o consumo