RELATO DE CASO DE TOXOCARÍASE COM MANIFESTAÇÕES PELO LAVADO BRONCOALVEOLAR
2092 palavras
9 páginas
RELATO DE CASO DE TOXOCARÍASE COM MANIFESTAÇÕES RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS DIAGNOSTICADO PELO LAVADO BRONCOALVEOLAR.Christine Tamar Vieira Barreiro ;Rosanna Vilardo Mannarino ; Patrícia Fernandes Barreto Machado Costa; Mariana de Almeida Pinto;Guilherme Milward(IFF) ;José Guimarães Gomes(IFF).
Trabalho realizado nos serviços de Pneumologia Pediátrica do HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO e Broncoscopia do INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA – Rio de Janeiro – RJ.
E mail para corrrenpondência: christamar@uol.com.br.
RESUMO:
Os autores enfatizam o papel da broncoscopia na investigação das doenças respiratórias subagudas e crônicas na infância, através de relato de caso de toxocaríase com confirmação diagnóstica pelo achado da larva no LBA.
Pré-escolar, da periferia do Rio de Janeiro, acompanhada em ambulatório de Pneumologia Pediátrica por sibilância recorrente e pneumonias de repetição. Renda familiar baixa, 9 irmãos, convive com animais.Ao exame: BEG, hidratada, corada, afebril, acianótica, taquidispnéica, com TSC, murmúrio vesicular diminuído, sibilos difusos e estertores bolhosos bibasais, abdome distendido, fígado a três cm do rebordo costal. Peristalse presente.
Na investigação diagnóstica foi observada eosinofilia sérica persistente, aumento de IgE sérica, EPF positivos para parasitas, RX de tórax: imagem hipertransparência recorrente no terço superior de HTD e em ambos os terços inferiores. Solicitado broncoscopia devido ao quadro clínico e radiológico.
O lavado broncoalveolar evidenciou larva de Toxocara. Tratada com tiabendazol e fluticasona para sibilância. Após o tratamento permanece assintomática.
INTRODUÇÃO:
A Toxocaríase foi inicialmente descrita por Beaver e cols. em 1952. Também conhecida por Síndrome da Larva migrans Visceral, é uma zoonose muito prevalente em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento. Acomete a faixa etária mais jovem, principalmente menores de seis anos, por