Relatividade dos pontos de fusao
Não é possível olhar para a fórmula de alguma molécula e saber ao certo sua temperatura de fusão ou ebulição, porém é possível prever a ordem relativa de seus pontos. A ordem relativa dos pontos de fusão das substâncias partindo de suas forças intermoleculares pode ser explicada da seguinte maneira:
Dipolo induzido-dipolo induzido
Dipolo-dipolo
Ligações de Hidrogênio
Geometria molecular
Dipolo induzido-dipolo induzido
Esse tipo de força ocorre em moléculas apolares, mais precisamente nos estados físicos: sólido e gasoso, onde ocorre uma deformidade momentânea das nuvens eletrônicas, formando polos positivos e negativos.
Dipolo-dipolo
Esse tipo de força ocorre em moléculas polares, e que não tenham o elemento “H” ligado diretamente aos elementos “F, O, N”.
Ligações de Hidrogênio
Como o próprio nome já diz, essa força ocorre quando temos elementos ligados diretamente ao “H”, sejam eles “F, O, N”.
As forças intermoleculares ocorrem com maior intensidade quando suas moléculas estão mais próximas umas das outras, ou seja, em seu estado sólido. Quanto mais intensa é a força intermolecular, maiores serão as temperaturas de fusão e ebulição. Assim sendo, podemos prever:
Ordem crescente de intensidade de interação dipolo induzido-dipolo induzido < dipolo-dipolo < ligações de H
Também temos que levar em consideração a geometria molecular, podendo ocorrer uma comparação entre duas moléculas de mesma força intermolecular. Caso ocorra, devemos observar seu tamanho, onde “Quanto maior o tamanho da molécula, maior sua TF.”, pois a quantidade necessária de energia para que a mudança de estado também será maior.
Exemplos:
Temperaturas de fusão: {H2 < HCl} | Temperaturas de fusão: {CH4 < C2H6} |
H2 – dipolo induzido-dipolo induzido |
HCl – dipolo-dipolo |
Referências Bibliográficas
USBERCO,