Relat Rio T Cnico
Local: Gerdau (Mogi)
Seguimento da Empresa: Siderurgia (Fabricação de Aço)
Setor: Aciaria
Data: 12-02-2015 Hora: 6:30h
Participantes: Wanderson Charles e Natanael
Responsavél acompanhante: Diogo (Facilitador do FEA)
Objetivo:
- Observar montagem da bica do forno elétrico da unidade de mogi, em relação ao chamado peito de pombo, para estudo de provavél adaptação nos fornos da unidade de pinda.
Obs:
- Não foi possivél acompanhar a montagem da bica devido o forno esta operando . -- - Os dados coletados foram fornecidos por dois colaboradores, os Pedreiros SAMUEL e ARNALDO, uma vez que nos informaram que o gestor da área estava dando tratativa a um acidente ocorrido no dia 10-02-2015, ambos os colaboradores foram atenciosos e nos ajudaram a entender nosso objetivo.
Dados coletados:
BICA DE PINDA
BICA DE MOGI
a)- Como podem observar nas ilustrações acima, a montagem da bica de Mogi é diferente da bica de Pinda, o bloco do canal de vasamento é parelhado na carcaça no interior do forno como o de Pinda, mas a bica tambem é encostada na carcaça do forno por fora, enquanto a de Pinda tem uma extenção que a torna independente do forno. Essa diferença faz com que o gasto de concreto na socagem do peito de pombo em Pinda, seja discrepante, enquanto gastamos quase duas toneladas de stamp mag, em Mogi gastam aproximadamente 150 kg.
b)- A manutenção da bica de Mogi, é parecida com a de Pinda, com a diferença que o pessoal da preparação de panelas em Mogi, acompanha o vazamento do forno e inspeciona a bica regularmente, fazendo reparo quando nescessario. Eles passam o tubo no canal nos fins de semana se nescessario e disseram que com essas medidas a bica dura mais de meses .
c)- Eles usam Stsckast 60 da Ibar misturado com stamp mag, para fazer o peito de pombo.
Conclusão:
- Acho que da forma que o peito de pombo da bica de Mogi é feito,