RELAT RIO VISITA T CNICA
PROST BIER Primeira parte do processo é a moagem do malte, onde acontece a quebra de enzimas. A mistura do mosto fica com temperatura entre 44 a 76 graus. Após acontece a esterilização do mosto (clarificação), acima dos 100 graus. O lúpulo aromático é adicionado no final, para não perder suas características. Já no tanque de fermentação, fica de 5 a7 dias fermentando em uma temperatura de 12 graus. Baixa para 5 graus por mais 5 dias, após baixa para 0 grau por 21 dias ( maturação ). acontece então a filtragem . Seu pH deve ficar entre 4,5 a 8, cerveja de baixa fermentação, aparelho utilizado para medição do grau briks é o refratômetro. O lúpulo serve para estabilizar a espuma da cerveja.
CACHAÇARIA BERWANGER Após o corte da cana, acontece a moagem, obtendo-se a guarapa. O mosto é decantado e filtrado, a fermentação de 48 horas com temperatura de 22 a 28 graus. Deve ter 15 briks para ter uma boa fermentação, começa a destilar a 90 graus cabeça, coração e cauda, ficando com 54 a 56GL, sua venda fica em torno de 40GL. Nesse processo, é utilizado uma temperatura um pouco maior, tendo assim araste de água, para corrigir. A levedura é reutilizada por duas á três vezes nos processos,para 2000 kg – 2,5 a 3 kg de levedura. O envelhecimento do produto é feito através do armazenamento em pipas de madeira, cada tipo de madeira da um tipo de aroma. Rendimento = 1000kg de cana rende 100L de cachaça.
COMENTÁRIOS E OPINIÃO
Na questão da produção da cerveja, me surpreendeu o tempo que leva para o processo estar completo. Também é necessária uma boa estrutura para a sua produção. Também me chamou a atenção que há um responsável por todo o processo, que faz todo o processo, o cervejeiro.
Já na parte da cachaça, me chamou a atenção os vários tipos que podem ser produzidos, também o envelhecimento influencia no gosto e aroma. Tudo bem organizada e bem dividida as etapas do processo. Também respeita a temporada, sendo de inicio por volta do mês de