Relat rio de Visita t cnica
Porto Rico e Loanda/PR
NOME: Gisieli França, Loiane Bassini e Thamyris Nilsen
INTRODUÇÃO
O conceito de sustentabilidade teve sua origem nas Ciências Biológicas e tem como função se aplicar como fonte de preservação aos recursos renováveis, principalmente aqueles que podem vir a desaparecer devido a exploração exagerada. A mesma se apoia na ideia de que só é possível explorar esses recursos de forma permanente, se está exploração for feita por um ciclo anual, e que ainda assim seja preservada a base inicial dos próprios recursos. (BARBIERI, 2007) Assim, levando em consideração que o desenvolvimento sustentável é um legado permanente que deve ser passado de geração e geração é preciso grandes avanços científicos e tecnológicos que possamos ampliar a nossa capacidade de utilizar, recuperar e conservar os recursos ambientais. Para isso, é preciso compreender que o conceito de sustentabilidade atual é bem mais amplo e engloba desde os problemas sociais como a pobreza extrema e a fome até os problemas ambientais como o efeito estufa e o desgaste da camada de ozônio. (BARBIERI, 2007)
O desenvolvimento sustentável tem que se apoiar nas pessoas e suas comunidades e principalmente na conservação da biodiversidade e dos processos naturais que sustentam a vida na Terra. Nesses incluem a reciclagem da água, a purificação do ar e a regeneração do solo. (BARBIERI, 2007)
Já os recursos não renováveis, como os combustíveis fosseis, o conceito de sustentabilidade será sempre uma questão de tempo, já que os limites de suas fontes serão totalmente consumidos devido a exploração desenfreada. Portanto é de extrema importante evitar o desperdício causado pela exploração. (BARBIERI, 2007)
O princípio da exploração precisa de um limite que deve ser estipulado através de estudos sobre a dinâmica populacional, os ciclos de reprodução e os instrumentos de exploração para que sejamos capazes de fixar uma Taxa de