Relat Rio Sistem Tica Aeroporto Do Gale O 1
Profª. Miriam
Estudo sobre o Aeroporto Internacional
Antonio Carlos Jobim - RJ
Alunos:
Paulo Henrique da Silva
Gustavo Elias Venturi Lima
Victor Henrique P. Gomes
Filippo de Andrea Santos
Mario Emerson F. Lopes
Março de 2015
Introdução
O presente relatório foi elaborado visando descrever a sistemática do Aeroporto Internacional Tom Jobim - RIOgaleão. A historia do aeroporto começa quando a escola de aviação naval foi transferida para a ponta do Galeão, em 1924. Passou a ser oficialmente um aeroporto internacional, em 1945, em 20/01/1977 foi inaugurado o terminal de passageiros n.º 1 (TPS 1), pela Construtora Odebrecht, o que foi considerado uns dos principais projetos tecnológicos dos anos 70 do país.
É considerado como o maior aeroporto Internacional do Brasil, contando com a sua área total, sendo o segundo aeroporto mais movimentado internacional do Brasil e o quarto terminal de cargas mais movimentado do país, caberiam vinte e oito estádios do Maracanã nos terminais 1 e 2.
Aeroporto Internacional Antonio Carlos Tom Jobim
A história do RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim começa em 1924, quando a Escola de Aviação Naval, foi transferida para a Ponta do Galeão. A partir de 1945, o Aeroporto passou a ser, oficialmente, internacional.
Cinco anos após a Guerra, em 1950, o local para embarque e desembarque começou a passar por diversas ampliações e ao longo dos anos foi substituído pelo atual Terminal 1, que agregou o que de mais atual havia na época de sua inauguração. Em 20 de janeiro de 1977, foi inaugurado o terminal de passageiros n.º 1 (TPS 1), a obra foi realizada pela Construtora Odebrecht, foi um marco no Brasil e se consagrou como um dos principais projetos de tecnologia dos anos 70 no país.
Idealizado como um moderno conceito de instalações aeroportuárias e de proteção ao voo, a inauguração de um novo Aeroporto era necessária para descongestionar o tráfego aéreo, cada vez mais