Relat rio sis digest rio
ALLANA PIMENTEL DOS SANTOS
ALLANA PIMENTEL DOS SANTOS
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Fisologia Humana no Curso de Nutrição, na Faculdade Ruy Barbosa. Prof. Msc. Gilmar Ribeiro Jr.
RESUMO
Os fenômenos de mastigação, ou trituração, absorção de nutrientes e de impulsão de alimentos e os processos químicos de transformação e separação entre vitaminas e a produção das fezes, está definida no processo de digestão, executada por um conjunto de órgãos que possui uma ampla organização.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................. 4
2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................. 5
3 OBJETIVO GERAL....................................................................................... 6
4 CONCLUSÕES............................................................................................. 7
5 REFERÊNCIAS............................................................................................. 8
1 INTRODUÇÃO.
O aparelho digestivo se baseia no tubo gastrintestinal e seus órgãos acessórios: língua, dentes, glândulas salivares, fígado e pâncreas. O tubo gastrintestinal é um tubo muscular liso, revestido por uma membrana mucosa que vai dos lábios ao ânus, com sete a oito metros de comprimento médio no homem adulto. É dividido em boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, sendo que cada uma delas corresponde a características e funções diferentes.
2 DESENVOLVIMENTO
As paredes do tubo gastrintestinal são divididas em quatro camadas: a mucosa, a submucosa, a muscular e a serosa. A mucosa é a camada mais interna do tubo alimentar. A submucosa é basicamente tecido conjuntivo frouxo, possuindo fibras elásticas e nervosas. A camada muscular