Relat rio Seguran a no Laborat rio Q mico
QUÍMICA GERAL
INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO QUÍMICO
Data de Entrega: 17/06/2015
Professor: Lino Jose C. Santos
Aluno:
Edison Roberto Balbino
RA 20150251875-9
INTRODUÇÃO
Muitas pessoas acreditam que os cientistas são dotados de um misterioso e poderoso método de raciocínio que lhes permite resolver a maioria das questões que instigam a humanidade.
Normalmente, eles têm uma maneira peculiar de encarar os problemas envolvendo a curiosidade a imaginação e a capacidade constantemente questionar e interpretar observações. O modo pelo qual um cientista se propõe a resolver um novo problema ou a questionar a validade de um conhecimento anterior é chamado de método científico. O método científico fundamenta-se em um esquema básico de etapas a serem seguidas: observação, lei, hipótese e teoria.
1-Observação: uma observação pode ser simples, isto é, feita a olho nu, ou pode exigir a utilização de instrumentos apropriados.
2-Lei: após certo número de observações semelhantes, um cientista pode formular uma lei. Uma lei descreve eventos que se manifestam de maneira inviável e uniforme, mas, não explica o porque de sua ocorrência.
3-Hipótese: suposição feita para tentar explicar fatos observados.
4-Teoria: Conjunto de explicações que faz uma conexão coerente entre as hipóteses e o resultado dos experimentos.
Nem sempre as experiências confirmam as previsões, Neste caso, devemos começar tudo novamente, realizando novas experiências, elaborando novas hipóteses e as previsões.
Podemos então, concluir que um cientista sempre estará construindo o seu conhecimento através de um conjunto de acertos e erros, em um processo contínuo e incessantemente.
O trabalho em num laboratório requer cuidados especiais, quanto à SEGURANÇA, ao manipular, armazenar ou transferir reagentes e materiais, e também exige
PLANEJAMENTO e ATENÇÃO, para executar procedimentos previamente estipulados. Recomenda-se que você leia atentamente os roteiros das práticas e utilize a
bibliografia