Port 4
A palavra é uma dessas unidades linguísticas que são muito fáceis de reconhecer. Isto acontece porque na língua falada não fazemos pausas sistemáticas entre casa palavra pronunciada. Na língua escrita, não temos problemas de definição neste eixo, e podemos definir a palavra como qualquer sequência que ocorre entre espaços e/ou sinais de pontuação.
Há em outro eixo em que a definição de palavra causa dificuldades: a distinção que normalmente estabelecemos entre duas palavras distintas e duas formas da mesma palavra. Casa e casas, são duas formas da mesma palavra, mas casa e casinhola são duas palavras diferentes.
Normalmente, a diferença entre duas palavras distintas e diferentes formas da mesma palavra é colocada a partir da diferença entre flexão e derivação.
Estrutura da Palavra
Durante muito tempo a analise gramatical considerou a palavra como a unidade mínima de analise linguística. Mas, na medida em que a podemos formar palavras a partir de outras, é forçoso reconhecer que as palavras podem ser unidades complexas, constituídas de mais de um elemento.
Elementos constitutivos
Temos basicamente dois tipos de morfema: afixo e raiz. Raiz é um morfema que pode, por si só, constituir a base da palavra - luzir, luz é raiz. Os afixos se subdividem em dois tipos, de acordo com a posição de ocorrência: o prefixo - que se acrescenta antes da base para formar uma palavra e o sufixo, que se acrescenta depois da base : In- de infeliz.
Estruturação
As palavras não são formadas apenas por uma simples sequencia de elementos constitutivos; elas são também estruturadas em camadas que pode atingir vários níveis. A palavra morfologicamente complexa, ou seja, a palavra que contem mais de um elemento, é estruturada basicamente como a combinação de uma base com um afixo. esta base pode, por sua vez, ser também complexa, isto é, também estruturada em termos de base e afixo. Assim, podendo ter vários noiveis de ou camadas na